Fonte de fibras, com textura e sabor agradáveis e muito saudável, a granola está presente na mesa de muitos brasileiros. Em sua composição encontramos cereais como aveia, flocos de milho, frutas secas, castanhas, amêndoas, noz, além de sementes como chia, gergelim e linhaça.
Quando escolhida e consumida de forma adequada a granola torna-se uma ótima opção para uma dieta saudável e rica em fibras, além de poderosa aliada no processo de emagrecimento, funcionamento do intestino, controle do colesterol e da glicemia e para conquistar aquela pele aveludada.
Assim, para que a granola seja realmente saudável e aliada da saúde o processo deve começar na escolha, isso porque alguns tipos de granola podem conter excesso de açúcar e sódio ou glúten, verdadeiros sabotadores de uma dieta saudável, então, ao escolher a granola que vai consumir, leia atentamente a composição de ingredientes e a quantidade de fibras do composto. Opte por cereais integrais e atente para a quantidade de fibras alimentares por porção, quanto mais melhor.
Conheça os 6 principais benefícios da granola!
1. Energia - Com quase todos os minerais e vitaminas essenciais ao corpo presentes em sua composição, a granola é fonte de energia e vitalidade, ajudando a melhor o metabolismo e levar a um consumo de energia eficiente.
2. Ajuda no processo de emagrecimento - As fibras ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de regular o intestino aumentando o bolo fecal e melhorando os sintomas da prisão de ventre.
3. Combate o colesterol ruim - A presença de ácidos graxos insaturados beneficia o organismo na redução do LDL, colesterol ruim, além disso as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares e quebram as moléculas de gordura, tal processo permite que essa gordura seja reduzida, atravesse o trato digestivo e seja removida do organismo.
4. Melhora a pele e os cabelos - A granola é rica em vitamina E, fundamental para vários processo do corpo, inclusive para prevenir o envelhecimento precoce da pele e fortalecer os cabelos.
5. Aumenta a imunidade e protege contra doenças - Por ser fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são substratos energéticos para bactérias benéficas da microbiota intestinal, a granola melhora a imunidade protegendo o organismo.
6. Ajuda a controlar o diabetes - Em quantidades moderadas, diabéticos que conseguem controlar o consumo diário de açúcar podem se beneficiar das propriedades da granola, que devido a alta concentração de manganês pode funcionar como regulador do nível de açúcar no sangue.
Você consome granola? Deu vontade começar? Conte sua experiência!!! Bjos