Chá de Quina – O que é, para que serve e como preparar


A quina, também conhecida como quina-quina, quina-branca ou murta-do-mato, é uma arvore nativa do Brasil, mas especificamente da região da Amazônia e Mata Atlântica. 
A quina é fonte para a preparação de remédios tradicionais, como o chá de quina, devido às suas propriedades febrífugas, antimaláricas, digestivas e cicatrizantes. Sua casca é amarga e tônica, e usada em outros países contra febre intermitente, malária, paludismo, feridas e inflamações.


Principais indicações do chá de quina:


Combater a febre;
Desintoxicar o fígado e o organismo;
Auxiliar no tratamento da malária;
Reduzir dores no corpo;
Desintoxicar o organismo;
Ação Diurética;
Auxiliar no tratamento de angina e taquicardia;
Melhorar a digestão.


Além disso, os compostos obtidos da planta quina, principalmente a quinina, podem ser utilizados como aditivo amargo em alguns alimentos e bebidas, podendo ser encontrada, por exemplo, em algumas águas tônicas, no entanto, as concentrações não são suficientes para ter efeito terapêutico.


Academia de chás+Receita bônus. Clique aqui


Como fazer o chá de quina



O chá de quina pode ser feito com as folhas e a casca da planta.É importante ressaltar que este medicamento só deve ser utilizado após a liberação médica, já que existem contraindicações e pode haver efeitos colaterais. 
Para prepara-lo deve-se misturar 1 litro de água e 2 colheres da casca da planta, deixar ferver por 10 minutos, em seguida tampar e deixar descansar por mais 10 minutos. Coar e está pronto para o uso.
O consumo do chá não deve ultrapassar 2 a 3 xícaras por dia.



Contraindicações do chá de quina:




Vale lembrar que mesmo as plantas medicinais como a quina têm contraindicações e podem provocar efeitos colaterais se utilizadas em dosagem e frequência indevidas ou ainda interagir com medicamentos, suplementos e outras plantas medicinais. Por isso é necessário e importantíssimo conversar com seu médico antes de começar a utilizar o produto. Listamos abaixo, alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso indevido do chá:



  • Seu consumo em níveis elevados pode provocar dores de cabeça, hemorragias, problemas no fígado, confusão mental, visão embaçada, tonturas, surdez e irritação gástrica;
  • Não é recomendado seu uso por pessoas com depressão, com problemas de coagulação do sangue ou doenças hepáticas;
  • Este chá não deve ser utilizado por mulheres grávidas, lactantes e menores de 18 anos sem orientação médica;
  • Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.


Topo