O Alecrim combate a Caspa, a Queda, e auxilia no Crescimento Capilar. O alecrim é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, possui uma série de propriedades terapêuticas.
O óleo essencial de alecrim pode ser um bom tratamento coadjuvante para a calvície. O Alecrim é bom tanto para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo.
Leia também:
Queda dos Cabelos
Uma das principais causas da calvície é o excesso de sebo presente no couro cabeludo, assim como a presença do DHT (hormônio responsável pela queda de cabelo, principalmente nos homens). É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos internacionais provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT.
Outro fator que mais contribui para a queda está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres, os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.
O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.
Como utilizar o óleo essencial de alecrim nos cabelos?
Faça uma infusão com folhas de alecrim (as folhas podem ser secas ou ainda verdes). Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão até que a sua cor fique amarelada (para que as propriedades sejam extraídas).
Coloque o chá preferencialmente num borrifador e pingue 10 gotas de óleo essencial de alecrim (Misture). Borrife em todo couro cabeludo e massageie.
Atenção: evite usar no comprimento dos fios, utilize somente no couro cabeludo. Pode ser usado no cabelo seco, ou no cabelo molhado.