Testes de gravidez de farmácia: Qual a precisão e como eles funcionam?


Menstruação atrasada, seios inchados e doloridos, dor abdominal, enjoo matinal entre outros sintomas, podem ser sinal de gravidez, ou não! Mas se há sintomas, ou qualquer desconfiança de uma possível gestação, é necessário recorrer a um teste de gravidez, para acabar de vez com a duvida, este pode ser de sangue (beta) ou de farmácia.



No caso do teste de farmácia, ainda paira no ar, muitas dúvidas em relação a sua precisão, funcionamento e tipos disponíveis no mercado Por isso, o artigo de hoje é para te ajudar a sanar algumas dessas duvidas e fazer a escolha certa.

O primeiro ponto a ser desmistificando é a questão da segurança, os testes de farmácia são sim muito seguros, chegando a 99% de precisão a partir do dia esperado da menstruação. 

Sanada a primeira dúvida, o próximo ponto seria explicar como esses testes funcionam, então vamos lá, o teste possui o anticorpo monoclonal anti HCG, que gera uma reação química ao entrar em contato com o hormônio HCG, hormônio específico da gravidez, então quando essa reação ocorre, a fita teste mostra uma cor, tiras ou no caso dos testes mais modernos os escritos de gravida ou não gravida.


Além disso, há testes que mostram também o tempo de gestação de acordo com a concentração do hormônio Beta HCG presente na urina, é ou não é demais gente! 

Outro fator muito importante a ser dito, é a questão do horário em que o teste é feito, e nesse quesito se torna muito importante ler a bula da marca de teste que você comprou, algumas indicam que seja coletada a primeira urina do dia, outros afirmam que a urina pode ser coletada a qualquer hora, desde de que, a mesma esteja concentrada. 

Tipos de teste

Tiras e fitas – são os tipos de teste mais básicos, apresentam o resultado através do sinal de + ou -, ou uma linha ou um símbolo;

Teste digital – mais modernos, apresentam o resultado em tela por escrito, sendo que algumas marcas mostram o tempo de gestação.



Ambos, a depender da orientação do fabricante podem ser testados diretamente no fluxo da urina ou através do uso de um copo coletor.

Outros pontos importantes referente aos testes de gravidez:


  • O teste pode apresentar um falso positivo? Sim, em alguns casos a presença de tumores ovarianos que produzem o HCG ou se a mulher tomou algum medicamento com o hormônio para induzir a ovulação;
  • O teste pode estar errado? Sim, apesar de 99% de precisão, se o teste for feito muito cedo ou de maneira incorreta, há possibilidade de erro;
  • Alguns medicamentos podem interferir no resultado? Sim, alguns medicamentos anticonvulsivos, tranquilizantes, para fertilidade, entre outros podem interferir;
  • Existem varias marcas e modelos de teste no mercado, sendo que alguns fabricantes afirmam a detecção da gestação até 04 dias antes da menstruação.


Por fim, caso você faça o teste e o mesmo apresente resultado positivo, ou apresente resultado negativo, mas você continue a apresentar sintomas, procure sua ginecologista, pois o acompanhamento da gestação é de suma importância para a mulher e para o bebe.

Bjos 

Topo